Como Saber o que Seus Clientes Procuram na Loja Virtual do Webnode?

06-10-2013 13:35

Montar sua loja virtual no Webnode é muito fácil e grátis, mas apenas criar uma loja virtual não é o suficiente para garantir que realmente fará vendas em uma quantidade satisfatória, para isto algumas outras medidas são necessárias. Entre estas medidas uma que é extremamente importante é fazer campanhas de anúncios pagos (podem ser feitas no Google Adwords e/ou Facebook Ads).

Justamente por serem campanhas de publicidade paga é importante que saiba exatamente o que e como anunciar para atrair clientes com o maior potencial possível, ou seja clientes que compram realmente. Um dos grandes segredos dos donos de grandes lojas virtuais para criar campanhas de muito sucesso é saber exatamente o que oferecer para seus clientes.

Existem muitas formas de descobrir o que seus clientes realmente desejam, porém a mais eficaz e óbvia é realmente perguntando a eles, justamente por isso a Webnode disponibiliza uma ferramenta chamada “Sondagem”, que serve para que crie formulários de pesquisa e os adicione em seu site.

Também existem serviços externos que podem ser utilizados para isso, porém são mais complexos e necessitam de outros meios de divulgação como por exemplo o e-mail marketing.

Dicas de Como Sondar seu Público!

Antes de criar um formulário para fazer a sondagem é fundamental ter total clareza sobre o que deseja descobrir, com isto terá maior facilidade em saber quais perguntas devem ser feitas. Existem diversos tipos de sondagem possíveis, entre elas há 3 que são as mais utilizadas, que são:

  • Origem da visitas à loja virtual: isto ajuda a determinar quais campanhas de divulgação de sua loja virtual está funcionando melhor, o que lhe permitirá investir seu dinheiro apenas nas melhores campanhas.
  • Produtos: geralmente lojas virtuais vendem diversos tipos de produtos, para saber quais são os tipos de produtos que seus clientes mais desejam este é um excelente meio. Com o tempo saberá isto com facilidade, porém para quem está começando é altamente recomendável que se faça uma boa pesquisa. Mesmo que seja uma loja de um produto específico, como “camisetas”, quais as cores preferidas? Quais as marcas mais buscadas? Que outros produtos seus clientes desejam?
  • Perfil: ao iniciar uma loja virtual terá em mente um determinado público-alvo, porém isto não quer dizer que necessariamente é este o público que está requentando sua loja virtual. Para ter certeza sobre qual o perfil de seu público o ideal é realmente fazer uma pesquisa, poderá se surpreender com o resultado!

Evite pedir respostas objetivas e complexas de seus clientes, ao fazer um formulário coloque sempre perguntas com respostas do tipo múltipla-escolha, com uma maior facilidade para responder certamente terá uma quantidade maior de respostas, isto é importante para que tenha um resultado mais confiável.

Como Criar um Formulário de Sondagem na Loja Virtual do Webnode?

Acesse o painel de controle de sua loja virtual Webnode, no menu superior verá um link com um pequeno gráfico de barras escrito “Sondagem” na aba conteúdo, clique neste link para iniciar o processo de criação de seu formulário.



Abrirá uma janela onde poderá inserir sua pergunta (que é obrigatória) e posteriormente as respostas alternativas, note que poderá adicionar mais respostas ou mesmo remover alguma que não seja necessária.



Assim que terminar de inserir todos os dados basta clicar em “Ok” que seu formulário de sondagem já será adicionado em sua loja virtual Webnode, para o posicionar basta clicar e arrastar para o local onde deseja que este seja exibido. Uma dica é para que o deixe em algum local bem visível, assim aumentando a quantidade de respostas.

Mesmo após ter terminado de fazer e publicar seu formulário de sondagem poderá fazer alterações, que podem ser úteis para mudar respostas e/ou perguntas com erros ou até mesmo para adicionar (ou retirar) algo que julgue como não sendo adequado. Para fazer isto basta clicar em “Editar sondagem” que fica logo acima do formulário de sondagem em sua loja virtual Webnode.

A edição do formulário de sondagem pronto é exatamente como o processo de criação de um novo formulário, ou seja será a mesma tela que será aberta, porém ao invés de estar tudo em branco já irá iniciar com os dados do formulário que estiver editando.

 

Ainda não tem sua loja grátis no Webnode? Então saiba mais sobre ele e crie sua conta hoje mesmo.

—————

Voltar