Como criar uma página de contato em uma loja virtual Webnode

09-12-2013 07:30

Como criar uma página de contato em uma loja virtual WebnodePara quem deseja ter uma loja virtual de excelente qualidade que possa ser feita e gerenciada por qualquer pessoa (mesmo sem experiência em criação de lojas virtuais ou sites) uma das melhores escolhas é a loja virtual do Webnode. Com esta loja virtual terá um construtor de sites bastante simples de utilizar e que possui diversos recursos para que possa gerenciar sua loja virtual, aqui vou mostrar como criar uma página extremamente importante de sua loja virtual, a página de contato.

Antes de mostrar detalhadamente como criar uma página de contato em sua loja virtual no Webnode é importante que compreenda o motivo de esta ser considerada uma página tão importante em uma loja virtual e também quais tipos de elementos poderá ter em sua página de contato.

As pessoas estão aos poucos se habituando a comprar através da internet, portanto é natural que exista um certo receio em efetuar uma compra pela primeira vez em uma loja virtual. Entre diversos meios que existem para que seus clientes se sintam mais seguros para fazer a compra é ter meios de contato direto com o dono desta loja virtual, é neste ponto que sua página de contato exerce uma grande influência.

Geralmente as páginas de contato de sites institucionais e blogs possuem apenas um formulário de contato via e-mail, o que também deverá existir em sua loja virtual, porém para uma loja virtual outros elementos são desejáveis, tais como endereço físico da loja (ou representante legal da mesma), telefone para contato (fixo), número de CNPJ (caso o possua), etc., com estes elementos checados certamente seus clientes se sentirão mais tranquilos para comprar.

Elementos de sua Página de Contato no Webnode

Antes de criar sua página de contato é preciso pensar sobre a natureza de seu negócio, principalmente se é um negócio apenas on-line ou se também há atendimento em um estabelecimento físico, pois com isto definido já saberá quais os elementos de contato são mais adequados para sua loja virtual no Webnode. Para facilitar poderá considerar da seguinte forma os meios de contato:

  • Telefone e endereço em tela: ideal para quem possui um estabelecimento físico, porém que atende na maior parte das vezes por telefone o diretamente pela internet.
  • Mapa dinâmico do Google Maps: ideal para quem além da loja virtual também prioriza o atendimento presencial.
  • Formulário de contato: indispensável para qualquer um dos casos, esta é a forma mais simples e eficiente de estar em contato com seus clientes.

Sempre que escolhe um dos modelos prontos de loja virtual no Webnode já terá algumas páginas de exemplo prontas, faltando apenas editar, uma desta páginas é a página de contato, a seguir verá como editar sua página de contato.

Editando a página de Contato na Loja Virtual do Webnode!

Sua página de contato de exemplo já estará disponível com os 3 itens citados anteriormente, caso pretenda utilizar os 3 basta editar, caso pretenda retirar qualquer um destes elementos deverá clicar sobre o “x” vermelho no lado direito superior do elemento em questão, como pode ver na imagem a seguir.


 
Para o campo de texto o campo disponível para fazer alterações se chama “Editar conteúdo”, ao clicar neste campo será aberto um editor de textos, basta fazer as alterações necessárias e salvar as alterações.

Para o campo “Mapa”, por padrão ele estará configurado com o endereço cadastrado no Webnode, se por acaso o endereço de sua loja física seja outro deverá clicar em “Configurações”, será aberta uma tela em que poderá adicionar o endereço correto e ainda selecionar diversos itens sobre como o mapa do Google Maps deverá ser exibido na tela de sua loja virtual do Webnode como pode ver na imagem a seguir.


 
O campo de formulário possui 2 edições que devem ser feitas, a primeira é em “configurações”, nesta área deverá configurar para que e-mail a mensagem deve ser enviada e também qual o comportamento do formulário após o envio da mensagem, onde poderá optar por uma das seguintes opções:

  • Mostrar um texto: pode ser um breve texto de agradecimento pelo contato já informando que a mensagem foi enviada com sucesso.
  • Redirecionar para uma página: aqui poderá escolher qualquer página de sua loja virtual para que seu cliente seja redirecionado após enviar a mensagem com o formulário.

Ao clicar em “editar formulário” abrirá uma janela onde poderá editar o formulário em si, poderá editar todos os textos, mudar o posicionamento dos itens, adicionar itens, retirar itens, etc., tudo com a facilidade de recursos como arrastar e soltar. Também é possível escolher quais campos do formulário são obrigatórios para que a mensagem seja enviada.

Após terminar de fazer todas as alterações em sua página de contato e salvar também deverá a publicar para que as alterações tenham efeito em sua loja virtual, caso contrário seus clientes não terão como acessar a nova versão de sua página de contato.

 

Ainda não criou sua loja virtual no Webnode? Então clique aqui ou saiba mais sobre o serviço no artigo "Como Criar uma Loja Virtual no Webnode".

—————

Voltar